©LENDO AUTOR
PROJETO LITERÁRIO & CULTURAL DE LEITURA PARA ADULTOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.
O projeto didático,literário e cultural LENDO AUTOR é destinado à leitura de obras literárias para adultos em eventos literários, feiras do livro, escolas, livrarias e bares.
Uma mesa redonda e quatro cadeiras é o ponto inicial para que uma pessoa leia em voz alta um livro para adultos.
O projeto tem o intuito de levar a leitura para espaço públicos e privados.
A leitura e os livros para adultos como ferramenta na inclusão social.
A história se encarrega de evidenciar a trajetória de discriminações e preconceitos por que passaram e ainda passam as pessoas que ainda não foram alfabetizadas, ou possuem alguma deficiência, ou ainda as que possuem qualquer característica que esteja fora do padrão social estabelecido como normal. Com a industrialização bem como pela mídia que antes defendia os interesses das classes dominantes e a padronização do homem em seu modo de pensar e agir a fim de perpetuar seus interesses, progressivamente o índice de excluídos sociais superou a parcela detentora do poder. Com isso, a desigualdade social aumentou não somente a pobreza no sentido econômico da palavra, mas a estagnação de mentes pensantes da sociedade que não reconheciam na diversidade e no respeito às diferentes culturas e identidades o caminho para a evolução em qualidade de vida, conhecimento e democratização social. Assim, a leitura estimula o diálogo por meio do qual se trocam experiências e confrontam-se gostos e opiniões, aproximando as pessoas e colocando-as em uma condição de igualdade.
Para Zilberman: “A leitura do texto literário constitui uma atividade sintetizadora, na medida em que permite ao indivíduo penetrar no âmbito da alteridade, sem perder de vista sua subjetividade e história. O leitor não esquece suas próprias dimensões, mas expande as fronteiras do conhecido, que absorve através da imaginação mas decifra por meio do intelecto. Por isso trata-se também de uma atividade bastante completa, raramente substituída por outra, mesmo as de ordem existencial. Essas têm seu sentido aumentado, quando contrapostas às vivências transmitidas pelo texto, de modo que o leitor tende a se enriquecer graças ao seu consumo “.
Desenvolver um trabalho junto à espaços públicos, feiras do livros, livrarias e eventos privados e instituições com pessoas de necessidades educacionais e especiais a fim de compreender de que maneira a literatura como um subsídio para tratar a questão da inclusão e da tolerância social.
Assim, o projeto LENDO AUTOR acredita que o investimento em recursos e formulação de estratégias que buscam aliar cognição, afetividade e imaginação, conhecimento se conduzidos com criatividade podem engrandecer o processo cultural e de conhecimento pessoal e social e auxiliar na formação de cidadãos que compreendam a diferença como aspecto inerente à condição humana.
Investir na literatura e leitura para adultos como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções., explorando-a enquanto forma de arte e expressão.
LEITURAS INDICADAS:
-Mario Quintana
-Monteiro Lobato
-Clarice Lispector
-Cecilia Meirelles
-Lia Luft
-Martha Medeiros
-Machado de Assis entre outros..
“Um pais se faz de homens e livros”-Monteiro Lobato.
Porto Alegre, 06 de setembro de 2011.
Autora: Angélica Rizzi Figueiró –DRT/RS 9298
PROJETO LITERÁRIO & CULTURAL DE LEITURA PARA ADULTOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.
O projeto didático,literário e cultural LENDO AUTOR é destinado à leitura de obras literárias para adultos em eventos literários, feiras do livro, escolas, livrarias e bares.
Uma mesa redonda e quatro cadeiras é o ponto inicial para que uma pessoa leia em voz alta um livro para adultos.
O projeto tem o intuito de levar a leitura para espaço públicos e privados.
A leitura e os livros para adultos como ferramenta na inclusão social.
A história se encarrega de evidenciar a trajetória de discriminações e preconceitos por que passaram e ainda passam as pessoas que ainda não foram alfabetizadas, ou possuem alguma deficiência, ou ainda as que possuem qualquer característica que esteja fora do padrão social estabelecido como normal. Com a industrialização bem como pela mídia que antes defendia os interesses das classes dominantes e a padronização do homem em seu modo de pensar e agir a fim de perpetuar seus interesses, progressivamente o índice de excluídos sociais superou a parcela detentora do poder. Com isso, a desigualdade social aumentou não somente a pobreza no sentido econômico da palavra, mas a estagnação de mentes pensantes da sociedade que não reconheciam na diversidade e no respeito às diferentes culturas e identidades o caminho para a evolução em qualidade de vida, conhecimento e democratização social. Assim, a leitura estimula o diálogo por meio do qual se trocam experiências e confrontam-se gostos e opiniões, aproximando as pessoas e colocando-as em uma condição de igualdade.
Para Zilberman: “A leitura do texto literário constitui uma atividade sintetizadora, na medida em que permite ao indivíduo penetrar no âmbito da alteridade, sem perder de vista sua subjetividade e história. O leitor não esquece suas próprias dimensões, mas expande as fronteiras do conhecido, que absorve através da imaginação mas decifra por meio do intelecto. Por isso trata-se também de uma atividade bastante completa, raramente substituída por outra, mesmo as de ordem existencial. Essas têm seu sentido aumentado, quando contrapostas às vivências transmitidas pelo texto, de modo que o leitor tende a se enriquecer graças ao seu consumo “.
Desenvolver um trabalho junto à espaços públicos, feiras do livros, livrarias e eventos privados e instituições com pessoas de necessidades educacionais e especiais a fim de compreender de que maneira a literatura como um subsídio para tratar a questão da inclusão e da tolerância social.
Assim, o projeto LENDO AUTOR acredita que o investimento em recursos e formulação de estratégias que buscam aliar cognição, afetividade e imaginação, conhecimento se conduzidos com criatividade podem engrandecer o processo cultural e de conhecimento pessoal e social e auxiliar na formação de cidadãos que compreendam a diferença como aspecto inerente à condição humana.
Investir na literatura e leitura para adultos como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções., explorando-a enquanto forma de arte e expressão.
LEITURAS INDICADAS:
-Mario Quintana
-Monteiro Lobato
-Clarice Lispector
-Cecilia Meirelles
-Lia Luft
-Martha Medeiros
-Machado de Assis entre outros..
“Um pais se faz de homens e livros”-Monteiro Lobato.
Porto Alegre, 06 de setembro de 2011.
Autora: Angélica Rizzi Figueiró –DRT/RS 9298
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