Pular para o conteúdo principal

Lendo o autor apresenta

©LENDO AUTOR



PROJETO LITERÁRIO & CULTURAL DE LEITURA PARA ADULTOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.



O projeto didático,literário e cultural LENDO AUTOR é destinado à leitura de obras literárias para adultos em eventos literários, feiras do livro, escolas, livrarias e bares.
Uma mesa redonda e quatro cadeiras é o ponto inicial para que uma pessoa leia em voz alta um livro para adultos.
O projeto tem o intuito de levar a leitura para espaço públicos e privados.
A leitura e os livros para adultos como ferramenta na inclusão social.
A história se encarrega de evidenciar a trajetória de discriminações e preconceitos por que passaram e ainda passam as pessoas que ainda não foram alfabetizadas, ou possuem alguma deficiência, ou ainda as que possuem qualquer característica que esteja fora do padrão social estabelecido como normal. Com a industrialização bem como pela mídia que antes defendia os interesses das classes dominantes e a padronização do homem em seu modo de pensar e agir a fim de perpetuar seus interesses, progressivamente o índice de excluídos sociais superou a parcela detentora do poder. Com isso, a desigualdade social aumentou não somente a pobreza no sentido econômico da palavra, mas a estagnação de mentes pensantes da sociedade que não reconheciam na diversidade e no respeito às diferentes culturas e identidades o caminho para a evolução em qualidade de vida, conhecimento e democratização social. Assim, a leitura estimula o diálogo por meio do qual se trocam experiências e confrontam-se gostos e opiniões, aproximando as pessoas e colocando-as em uma condição de igualdade.
Para Zilberman: “A leitura do texto literário constitui uma atividade sintetizadora, na medida em que permite ao indivíduo penetrar no âmbito da alteridade, sem perder de vista sua subjetividade e história. O leitor não esquece suas próprias dimensões, mas expande as fronteiras do conhecido, que absorve através da imaginação mas decifra por meio do intelecto. Por isso trata-se também de uma atividade bastante completa, raramente substituída por outra, mesmo as de ordem existencial. Essas têm seu sentido aumentado, quando contrapostas às vivências transmitidas pelo texto, de modo que o leitor tende a se enriquecer graças ao seu consumo “.
Desenvolver um trabalho junto à espaços públicos, feiras do livros, livrarias e eventos privados e instituições com pessoas de necessidades educacionais e especiais a fim de compreender de que maneira a literatura como um subsídio para tratar a questão da inclusão e da tolerância social.
Assim, o projeto LENDO AUTOR acredita que o investimento em recursos e formulação de estratégias que buscam aliar cognição, afetividade e imaginação, conhecimento se conduzidos com criatividade podem engrandecer o processo cultural e de conhecimento pessoal e social e auxiliar na formação de cidadãos que compreendam a diferença como aspecto inerente à condição humana.
Investir na literatura e leitura para adultos como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções., explorando-a enquanto forma de arte e expressão.












LEITURAS INDICADAS:

-Mario Quintana
-Monteiro Lobato
-Clarice Lispector
-Cecilia Meirelles
-Lia Luft
-Martha Medeiros

-Machado de Assis entre outros..



“Um pais se faz de homens e livros”-Monteiro Lobato.



















Porto Alegre, 06 de setembro de 2011.
Autora: Angélica Rizzi Figueiró –DRT/RS 9298

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angélica Rizzi autografa na 5ª Feira do livro INFANTIL de Porto Alegre-RS

PROGRAMAÇÃO: DIA 22 DE SETEMBRO (quinta-feira) 14h – Abertura Oficial do Evento - (Solenidade, saudações às autoridades presentes e convidados); Projeto Prima - Hinos diversos Homenagem ao Sr. Sérgio Zambiasi – “Por seu empenho e estímulo em benefício das crianças contempladas no evento”. Descerramento de Fita. 15h – Sessões de autógrafos: Patrono da Feira: Cláudio Levitan – Livros Infantis: “Porto Alegre no Mundo das Crianças Perdidas” e “Opereta Pé de Pilão”. Luiz Coronel – Livro Infantil: “Declaração Universal dos Direitos dos Animais” Angélica Rizzi – Livros Infantis: “Manoelito o Palhaço Tristonho” e “Sol e as Ovelhas”. *Ato de Apoio à “Declaração” com a assinatura do livro simbólico pelas crianças e animais. 15 h – Teatro de Bonecos do SECRASO-RS com a participação da Trupe de Trapus. 16h – Teatro Infantil – “A Bruxinha que era boa”. *Atividades Paralelas Diárias: Palhaço Sol da Praia; • Gente Consciente – Ação educativa; • Ilhas de Contação de Histórias; • EPT...

Porto Poesia 5-Programação

Angélica Rizzi apresenta mais uma edição do “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Angélica Rizzi apresenta mais uma edição do “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo A cantora, compositora, jornalista, poeta e escritora gaúcha Angélica Rizzi protagoniza nesta quarta-feira (05.10), às 19 horas, a 4ª edição de seu sarau “Poetas Iluminadas”, tendo como convidada especial Hilda Dalla Valle, autora do livro “Lugar de mulher é na cozinha e onde mais ela quiser”. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro de Porto Alegre. A entrada é franca. Ocorrendo dentro da programação especial das quartas-feiras no 4º andar do Centro Cultural, por isto “Quarta tem Sarau no Quarto”, Angélica, em seu sarau, além de entrevistar a convidada, vai cantar acompanhada do músico Chico Merg (violão). No repertório, canções de seus dois CDs “Águas de Chuva” e “Angélica Rizzi à italiana”, este último em fase de finalização. O “Sarau Poetas Iluminadas” de Angélica Rizzi é uma homenagem às mulheres que se destacam no cenário artístic...